ESCORPIÃO AMARELO: NO CONDOMÍNIO, NÃO!

Os escorpiões podem ser encontrados em todas as regiões do território brasileiro, tanto na área urbana quanto na zona rural. São animais de hábitos noturnos que em regra se escondem abrigados da luz, escondidos sob pedras, entulhos, lenha, material de construção, encanamentos, dentro de calçados e roupas, no interior das casas e em seus arredores. São carnívoros. Alimentam-se de insetos, como cupins, grilos e baratas (especialmente), mas podem sobreviver longos períodos sem comida e sem água.

O aparecimento ocasional de escorpiões em imóveis, edifícios de apartamentos ou condomínios horizontais pode ocorrer por diversas causas. O escorpião amarelo preferencialmente é atraído pela grande disponibilidade de baratas que se proliferam nas câmaras subterrâneas, galerias de águas pluviais, infiltração de umidade nos espaços abaixo do prédio e principalmente na rede de  esgoto, portanto a dedetização do seu condomínio semestralmente é recomendado.

No Brasil, a maior parte dos acidentes com animais peçonhentos é provocada pela picada dos escorpiões e ocorrem dentro das casas, pátios e nas áreas comuns do condomínio, tais como pracinhas (playground) etc…. Em geral, os ataques ocorrem quando, de alguma forma, eles se sentem ameaçados com a proximidade de uma pessoa.

O Tityus serrulatus tem pernas e cauda amarelo-claras, tronco escuro e comprimento de até sete centímetros – Foto: Divulgação/SES

Sintomas

Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns da picada de escorpião. Nos casos mais graves, pode acarretar aumento da frequência cardíaca, suores, enjoos, dificuldade para respirar, queda de pressão. Geralmente, as crianças ficam inquietas e apresentam movimentos descoordenados.

Tratamento

Para aliviar a dor e a inflamação no local da picada, é recomendada a aplicação de compressas com água morna, e o uso de analgésicos ou antiinflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, por exemplo, receitados pelo médico.

Em pacientes com sintomas mais graves, é necessário o uso do soro antiescorpiônico, que será prescrito pelo médico do pronto atendimento, para cortar o efeito do veneno no organismo. Nestes casos, também é feita a hidratação com soro fisiológico na veia e observação por algumas horas, até os sintomas terem desaparecido.

Primeiros socorros

Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:

– Lavar o local da picada com água e sabão;
– Manter o local da picada voltado para cima;
– Não cortar, furar ou apertar o local da picada;
– Beber bastante água;
– Dirigir-se, imediatamente, ao serviço de saúde mais próximo.

Para assistência a esses casos, o Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT) pode ser acionado tanto por profissionais de saúde que necessitam de orientação sobre sintomas, exames e tratamento, quanto pela população leiga para mais informações. O CIT atende 24 horas pelo telefone 0800 721 3000.

Se avistar um desses animais, ligue imediatamente para o número 156 e disque a opção 6, da Vigilância em Saúde.

Atenção

Apenas empresas especializadas no controle de pragas podem fazer a dedetização nos condomínios e garantir a segurança dos moradores.
A prevenção é uma boa opção!
Preocupado em garantir a dedetização eficiente do seu condomínio? As melhores empresas estão na RedeSíndicos, faça um orçamento !

Equipe RedeSíndicos

Sempre dá para fazer melhor!

1 thought on “ESCORPIÃO AMARELO: NO CONDOMÍNIO, NÃO!”

  1. Olá, sou dono de uma empresa de controle de pragas. Um grande problema que vimos sobre o controle de escorpiões é que o governo (Zoonoses) informam que não existe produtos eficazes para escorpiões. Existe! Ja trabalhamos com pelo menos 2 inseticidas muito eficazes contra escorpiões. Produtos que não são desalojantes e com ação residual.
    É muito importante se fazer a cultura da dedetização em casas para que esse problema (escorpiões) fiquem do portão pra fora.
    Sou da Bratox Dedetizadora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *