Extintores em condomínios

Os extintores são equipamentos de proteção ativa contra incêndios. Não são um meio para combater fogos de grandes dimensões, mas podem ser fundamentais para evitar que um foco de incêndio se propague e transforme num incêndio de difícil extinção.

Os extintores servem para combater um incêndio enquanto este ainda está numa fase inicial. Tendo uma carga limitada, os extintores podem esgotar-se numa questão de segundos pelo que é muito importante saber como e quando utilizá-los.

Como funcionam? Qual o tipo e quantos de extintores serão necessários ?

Os extintores são reservatórios cilíndricos feitos de metal que contêm no interior produtos próprios para o combate de incêndios, como água, pó químico, dióxido de carbono ou espuma. Além do produto utilizado para proceder à extinção do incêndio, dentro do extintor existe geralmente um pequeno reservatório que contém uma substância comprimida.

Cada situação de foco de incêndio necessita um determinado tipo de extintor. As informações sobre a substância armazenada e os diferentes usos em caso de incêndio devem estar no rótulo do extintor. Antes da escolha dos extintores e o local onde serão instalados, é preciso a realização de um projeto, considerando a área do imóvel, materiais e número de pessoas. Se a área for maior que 750 metros quadrados, por exemplo, é preciso ter um sistema fixo de combate ao incêndio, como alarme, brigada e também hidrantes. O projeto deve seguir as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Corpo de Bombeiros. Após ser implantado, um especialista deve retornar ao imóvel para fazer a pré-vistoria e verificar se a instalação foi feita da forma correta.

Como utilizar o extintor?

Os agentes extintores contidos nos extintores de incêndio têm uma carga limitada e esgotam-se rapidamente pelo que é muito importante saber utilizar estes equipamentos corretamente:

Regras para utilizar o extintor em Segurança

  • Só se deve utilizar um extintor quando o fogo é de pequena dimensão e está sob controlo.
  • Antes de atacar as chamas, assegure-se que já todos abandonaram a área atingida e que ninguém precisa de ajuda.
  • Se a área onde se encontra o fogo estiver cheia de fumaça, abandone rapidamente o local. Não se esqueça que a inalação de fumaça tóxicas é uma das principais causas de morte em situações de incêndio.
  • Em casa tenha um extintor do tipo ABC porque este pode ser utilizado nos diversos tipos de fogo. Escolha um extintor que seja relativamente grande mas cujo tamanho e peso não comprometam a facilidade de utilização do mesmo.
  • Certifique-se sempre que os extintores adquiridos estão de acordo com a atual legislação em vigor.
  • Antes de utilizar um extintor leia as instruções e familiarize-se com a forma mais correta de o utilizar.

Diferentes tipos de extintores

Existem diferentes tipos de extintores que são utilizados em diferentes tipos de fogos. Dependendo do combustível do incêndio, existem extintores específicos que são indicados para apagar as chamas. Por esta razão, é importante que conheça os diversos tipos de incêndios:

  • Fogos Classe A: São fogos que têm como combustíveis materiais orgânicos sólidos, deixando resíduos, em forma de brasas. Para estes incêndios são indicados extintores de água, espuma ou pó ABC.
  • Fogos Classe B: São fogos provocados por matérias líquidas e sólidas que são facilmente inflamáveis, mas que não deixam resíduos (ex: gasolina, álcool, tinta, etc.). Para este tipo de fogos aconselham-se extintores de dióxido de carbono (CO2), espuma ou pó ABC.
  • Fogos Classe C: São fogos que envolvem gases inflamáveis, como o gás natural, butano ou propano. Para estas situações é adequada a utilização de extintores de dióxido de carbono e de pó ABC.
  • Fogos Classe D: São fogos que envolvem metais combustíveis como o magnésio ou o titânio. A particularidade destes combustíveis exige produtos extintores especiais para os apagar. Nestes casos aconselha-se a utilização de extintores de pó químico D.
  • Fogos Classe K: São fogos que envolvem produtos para cozinhar, como óleos e gorduras vegetais ou animais.

Manutenção de Extintores

A manutenção é um dos aspectos mais importantes dos extintores. A manutenção é obrigatória por lei e deve ser feita ANUALMENTE, SEMESTRALMENTE ou sempre que o extintor for utilizado. Consulte fornecedores REDESÍNDICOS.

Além de ser obrigatória, a manutenção tem de ser efetuada por empresas especializadas e certificadas .

Cuidados com os extintores

  • O extintor nunca deve estar tapado com peças de roupa, armários ou outros objetos que dificultem o acesso a este em caso de incêndio.

  • A pressão do extintor deve estar sempre no nível recomendado. Isto é, a agulha indicativa da pressão do extintor deve estar na zona verde.

  • A mangueira do extintor deve estar sempre desimpedida para que a água, o pó ou a espuma, possam sair do interior do extintor.

  • O extintor não deve apresentar sinais de desgaste , fugas, ferrugem ou outros.

  • Os extintores devem estar instalados junto às saídas. Sempre que tiver de utilizar um certifique-se que nas suas costas há sempre um caminho livre. Se o fogo se descontrolar deve ter um caminho seguro para abandonar o local.

  • Saiba quando abandonar o local do incêndio. O extintor é um elemento de segurança limitado que não foi pensado para combater fogos de grandes dimensões.

Equipe RedeSíndicos

http://www.redesindicos.com.br

1 thought on “Extintores em condomínios”

  1. Gostaria de saber se existe alguma regulamentação sobre qual o tipo de extintor para se usar em rol de prédios, se é um que atenda a maioria das características, em caso de um princípio de incêndio em madeiras, rede elétrica, ou se legislação prevê apenas qualquer extintor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *