Todo cuidado é pouco na hora de contratar um profissional para o seu condomínio

A Importância da Atuação do Síndico

O síndico assume um papel muito importante na gestão de um condomínio. Mediar a comunicação entre os moradores, esclarecer dúvidas, apresentar as fragilidades na gestão, sugerir melhorias e argumentar sobre as intercorrências do dia a dia, são apenas alguns dos inúmeros desafios que o síndico enfrenta no período de vigência do seu cargo. Em meio a tantos objetivos, os integrantes do conselho precisam estar capacitados para tomar as melhores decisões em relação a contratação de profissionais de limpeza, zeladoria e portaria. Afinal de contas é a nossa casa, não é verdade?! Este tema suscita muitas dúvidas e curiosidades sobre como tomar as melhores decisões a respeito do candidato mais apropriado para atender o seu condomínio.

Veja a seguir dicas valiosas para acertar no momento da contratação

Divulgação da Vaga

Saber quais são os meios de divulgação mais adequados para encontrar os profissionais que você procura é vital para o processo de seleção. Dentro das opções pagas, a melhor opção é utilizar o Infojobs. O nível de retorno desta plataforma de currículos é incrível. Para aqueles não querem investir na divulgação, os grupos de empregos do Facebook podem ser uma boa saída. Porém, exige um trabalho maior para filtrar os candidatos adequados a função, uma vez que nestes casos existem muitos profissionais interessados, mas que estão significativamente afastados do perfil desejado para o cargo.

Recrutamento

O requisito básico para uma seleção bem-sucedida é ter um número mínimo de candidatos para participar do processo. Lembre-se que a nossa capacidade de “separar o joio do trigo”, ou seja, identificar quem é o candidato mais compatível, depende de uma amostra/quantidade mínima de pessoas para ser possível a comparação dos perfis entre si. Resumindo, quanto mais candidatos inclusos no processo, maiores são as chances de perceber quem é o melhor profissional para o condomínio. Muitos cometem erros nesta etapa, como por exemplo, tomar a decisão com apenas dois candidatos participantes. Quando isso acontece, você acaba “enfraquecendo” as exigências da vaga e alterando os parâmetros que você deseja para o cargo (“tudo isto de forma inconsciente”). Outro erro muito comum, é contratar com pressa. Você acaba tomando a decisão errada pelos motivos errados. Ou seja, você contrata em função da necessidade imediata, ao invés de optar pelo candidato mais adequado para as necessidades da função. O ideal é ter no mínimo quatro participantes entrevistados para cada vaga em aberto.

Entrevista

Este é o momento em que o entrevistador precisa estar atento em relação a todos os detalhes (postura, congruência dos argumentos, linguagem verbal e não verbal, entre outros).

Além disso, analisar a carteira de trabalho é de suma importância no momento da avaliação. É uma forma segura de validar as experiências profissionais e confrontar com as informações apresentadas no currículo e no discurso do candidato.

É indicado que a análise deste documento seja realizada antes mesmo de fazer a entrevista, pois isto ajuda o recrutador a planejar algumas perguntas direcionadas ao histórico profissional do candidato.

Sobre o modelo de entrevista, existem algumas opções, entre elas a entrevista estruturada e semiestruturada. A primeira segue rigorosamente um roteiro definido enquanto a segunda opção, segue uma estrutura mais flexível, permitindo que o diálogo “dance conforme a música”. Quer dizer, possibilita que a entrevista se desenvolva de uma forma mais espontânea e natural, podendo-se elaborar perguntas de acordo com os fatos apresentados.

Este último modelo acaba proporcionando um ambiente de menor tensão e mais confortável para o candidato, tendo em vista que o entrevistador age com maior naturalidade e espontaneidade. Com isso, o candidato mostra-se mais transparente e menos mecânico em suas respostas.

Atuação do Entrevistador

É comum o entrevistador estar totalmente focado no perfil do candidato a ponto de esquecer o “outro lado da moeda”. Isto é, o profissional também está em uma posição de escolha diante do emprego em questão. Com este descuido, o empregador acaba aumentando as chances de erro no momento da contratação.

É importante apresentar todas as informações possíveis, inclusive as dificuldades e desafios do dia a dia, dialogando de forma transparente e expondo suas reais expectativas sobre a contratação. Isto pode favorecer significativamente o entendimento do candidato acerca da proposta ofertada permitindo que ambos os envolvidos possam entrar em um acordo de forma recíproca e clara. Lembre-se de dedicar um espaço na entrevista para discutir sobre isto e para deixar claro que o candidato também tem o direito de escolher o local mais adequado para ele.

O nível de atenção dado ao perfil do candidato e a apresentação das condições e características do emprego deve ser de igual medida e importância. Isso evita aquele “trágico” resultado de desistência após um mês de atividade, o que muitas vezes ocorre porque as “regras do jogo” e as características da função não ficaram claras para o profissional.

Considerações Finais

Recrutamento e seleção é um tema complexo e dinâmico, mas que proporciona muitas trocas positivas e construtivas. Deixamos muitos outros tópicos de fora deste artigo, como por exemplo, o viés cognitivo do entrevistador, a estrutura sócio econômica familiar da classe trabalhadora operacional, a entrevista comportamental (como elaborar perguntas de difícil manipulação no momento da resposta), a importância do “rapport”, entre outros itens.

Esta breve discussão provoca muitas dúvidas e nos instiga a querer ampliar ainda mais o conteúdo a fim de atingir um melhor resultado no processo. O tema elucida a importância de estar preparado para desempenhar este papel que costuma ser exercido pelo síndico e conselho do condomínio, que por sua vez, sempre têm o objetivo de proporcionar bem-estar e harmonia para todos os proprietários do empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *